Ao longo do processo de aprendizagem destaco a importância de trabalharmos com o letramento, sendo este meu foco com os alunos. "Desse modo, o letramento tem por objetivo investigar não somente quem é alfabetizado, mas também quem não é alfabetizado, e, nesse sentido, desliga-se de verificar o individual e centraliza-se no social" (TFOUNI, 2002, p. 9). Ao encontro disso trabalhamos de forma que sejá prazeroso para o aluno, estimulando a aprendizagem e realizando práticas que colaborem com a aprendizagem. Segundo Kleiman (1995), o letramento pode ser definido, hoje, como um conjunto de práticas sociais que usam a escrita, enquanto simbologia e enquanto tecnologia, em contextos específicos e para objetivos próprios.
Destaco um exemplo:
Tema do planejamento: Trabalhar as plantas envolvendo uma sequência lógica.
Utilização: Jogos, vídeos, escrita e a prática com a plantação de um feijão.
TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e Alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995.
KLEIMAN, Ângela B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. São Paulo: Mercado de Letras, 1995.
Nenhum comentário:
Postar um comentário